Início » Bolos

Melhor Receita de Panetone Caseiro Fofinho

Melhor Receita de Panetone Caseiro Fofinho

PREPARO

90 Minutos


RENDIMENTO

3 Porções


FAVORITOS

1811


CHEFF

Tia


Melhor Receita de Panetone Caseiro Fofinho

Hoje temos por aqui Melhor Receita de Panetone Caseiro Fofinho que Tia veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 90 minutos esta maravilha de Bolos para seus convidados. A receita pode render até 3 Porções e é muito simples de fazer...

Com certeza o panetone é um dos símbolos natalinos mais conhecidos em todo o globo, isto é, falou-se em natal, todos lembram: vou presentear aquela pessoa que tanto amo com
um ‘pão’ diferente. Se você é uma dessas pessoas que pensam desta forma, fique sabendo, não és o único.

Tudo isso, porque de acordo com a história tradicional, o panetone foi criado por um padeiro que era conhecido por Toni, ele trabalhava em uma confeitaria em Milão, no ano de 1500.

Até que um certo dia, o padeiro ficou apaixonado pela filha do patrão e, neste dia, decidiu inventar o pão doce, que tinha por finalidade impressionar o pai de sua amada.

Foi um sucesso! E de repente, os clientes começaram a pedir o ‘Pani de Toni’, que posteriormente evoluiu para ‘Panattón’ e atualmente, chama-se simplesmente ‘Panettone’, no Italiano, claro.

Gostou da história? então aprenda fazer o famoso panetone caseiro e de maneira análoga a tal padeiro, também impressione quem você ama!

Sobre o Panetone Caseiro

Já foi falado um pouco sobre a história do Panetone, contudo, vamos entender um pouco mais acerca do Panetone caseiro. Fazê-lo com certeza traz um ar de união muito grande,
quando trata-se do famoso clima natalino. Já que durante o seu preparo, toda a casa fica com um perfume ímpar, proveniente dos ingredientes naturais que encontram-se na massa.

Por exemplo, as raspas de limão, ou quem dirá o extrato de baunilha e vinho, que com certeza é o grande diferencial.

O Panetone, como todos conhecem, é entendido simplesmente por um ‘pão doce’, ou melhor, um pão com vários ingredientes que o torna doce. Há quem goste de usar chocolate na composição, outros frutas cristalizadas, enfim, tudo que é doce combina com panetone!

É recomendado para que tipo de evento?

Durante todoo ano o panetone é recomendado para fazer parte da sua alimentação, entretanto, ele é bem comum no período natalino, principalmente, para presentear as pessoas que você ama. Por isso, recomenda-se a produção do panetone caseiro, pois você irá mostrar para os seus entes queridos que você os ama tanto, que põe literalmente a mão na massa para surpreendê-los.

O Período natalino traz bastante amor, união e fraternidade para todos, por isso, um pão doce é o presente ideal.

Quais são os ingredientes do Panetone Caseiro?

Os ingredientes são relativamente fáceis de serem encontrados em qualquer mercado da sua cidade e, o modo de preparo é bem fácil também, contudo, vale salientar que ter paciência é primordial. Veja quais são os ingredientes:


Ingredientes Para Melhor Receita de Panetone Caseiro Fofinho

  • 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 4 gemas
  • 1/3 de xícara de leite
  • 75 gramas de manteiga em ponto pomada
  • 1/2 colher de sal
  • raspas de 1 limão-siciliano
  • raspas de 1 laranja
  • 1 colher de extrato de baunilha
  • 1 colher de vinho tinto
  • 1 xícara de frutas cristalizadas
  • 2/3 de xícara de uvas-passas
  • manteiga a gosto para assar
  • óleo a gosto para untar as mãos

Como Fazer Melhor Receita de Panetone Caseiro Fofinho


Como deve ser preparado o Panetone Caseiro?

De início, separe 2 formas descartáveis para panetone, com 15 centímetros de diâmetro e 8 palitos de churrasco.


Passo 02

Reserve 1/4 de xícara da farinha, para adicionar na hora da sova e coloque o que sobrar em uma tigela, misture com açúcar e sal e deixe 'de lado'.


Passo 03

Assim que tiver pronta a esponja, comece o preparo da massa final. Em uma tigela de tamanho grande, junte todas as gemas e o leite, neste momento, comece a bater com um garfo, a fim de misturar tudo. Após isso, acrescente a esponja e misture com uma colher de pau. Não é necessário que toda a esponja seja desmanchada, use apenas para facilitar a mistura com os ingredientes secos.


Passo 04

Pegue os ingredientes secos e misture com a mistura anterior que você fez com gemas e mexa bastante com a colher, para que tudo venha a ficar incorporado. A priori, vai parecer que a massa está seca e pesada, mas logo irá perder este aspecto. Após feito isso, misture as raspas de limão, laranja e o extrato de baunilha e o vinho, posteriormente misture de novo.


Passo 05

Agora é a hora de usar a manteiga, vale salientar que ela precisa estar no ponto pomada.


Passo 06

Agora que está tudo misturado, separe duas bolas de massa e coloque uma em cada forma de panetone, cubra com plástico filme ou um pano e deixe em descanso por 90 minutos.


Passo 07

Quando faltar 30 minutos de descanso, acenda o fogo e deixe ele aquecido na temperatura média de 180 graus.


Passo 08

Antes de levar ao forno, pegue uma faca e faça um corte em formato de cruz no panetone. Leve ao forno por 40 minutos, até que fiquem completamente dourados. Feito isso, desligue o forno e deixe os panetones descansando de cabeça para baixo. Tal técnica é usada por padeiros para que o pão não perca volume.


Informações Adicionais

E então, o que achou da receita? Super fácil de ser feita e produzida, estando à disposição de qualquer aventureiro, não precisando ser expert no assunto.




RECEITAS RELACIONADAS

PUBLICAÇÕES RECOMENDADAS