Início » Sobremesas

Receita Pudim de Gengibre

Receita Pudim de Gengibre

PREPARO

10 Minutos


RENDIMENTO

2 Porções


FAVORITOS

210


CHEFF

Tia


Receita Pudim de Gengibre

Hoje temos por aqui Receita Pudim de Gengibre que Tia veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 10 minutos esta maravilha de Sobremesas para seus convidados. A receita pode render até 2 Porções e é muito simples de fazer...

Um pudim de gengibre de 3 ingredientes que está pronto em 10 minutos

Não há amido de milho, gelatina ou ovo nesta receita – apenas uma enzima que ocorre naturalmente no gengibre que transforma o leite em uma sobremesa sedosa.

Meus amigos e família sabem que tenho uma enorme queda por doces, tanto que, se eu deixar de comer sobremesa, eles me olham como se eu tivesse crescido um terceiro olho. Em casa, sempre tenho um pote de biscoitos e um bom chocolate amargo para mordiscar, para evitar o inevitável mau humor que sinto por volta das 15h, quando começo a sofrer os efeitos da abstinência de cafeína e açúcar. Estou empenhado em fazer sobremesas também, e ficarei feliz em passar horas, senão dias, construindo o bolo ou a casa de pão de gengibre perfeitos . Meu amor por panificação chegou a tal ponto que tanto meu marido quanto meu vizinho me imploraram para, por favor, parar de colocar doces neles.

Para a sorte deles, é o fim do ano e estou cansado. Nos dias em que assar um bolo elegante parece exagerado – o que provavelmente acontece na maioria dos dias para pessoas menos obcecadas com sobremesa do que eu -, faço um pudim de gengibre fácil que adoro desde a infância. Demora menos de 15 minutos para preparar e requer apenas três ingredientes: gengibre ralado, leite e açúcar, que se transformam em um pudim sedoso e saboroso com a ajuda de um pouco de magia.

O que realmente quero dizer com mágica, é claro, é ciência. Não há amido de milho, gelatina, ovo ou creme em  nesta receita. Em vez disso, existe a zingibain , uma enzima do gengibre que faz com que o leite aquecido coagule e endureça quando combinado com a raiz. Em Hong Kong Food City O autor de um livro de receitas, Tony Tan, observa que “é o amido do suco do gengibre velho que fixa o leite”. (Curiosamente, descobri que o gengibre muito jovem não define o pudim adequadamente, mas a maior parte do que está disponível nos supermercados funcionará perfeitamente bem.) Na maioria das vezes, leite coalhado é considerado ruim – você realmente não quer veja a menos que você esteja fazendo queijo. Mas, neste caso, a rápida coagulação do leite deixa você com um pudim vacilante, mal endurecido, que equilibra doce e picante. A cremosidade do leite é o contraste perfeito para o chute do gengibre.

Para fazer este pudim fácil, primeiro rale o gengibre com um microplano ou ralador de gengibre e passe-o por uma peneira de malha fina ou um pedaço de pano de algodão para extrair o suco. Aqueça suavemente o leite com açúcar (você vai querer que ele fique na faixa de 70ºC) e, quando o leite atingir a temperatura ideal, coloque-o em tigelas pequenas. Adicione o suco de gengibre e – aqui está a parte mais difícil – espere 10 minutos. Você ficará tentado a tocá-lo ou sacudi-lo, mas paciência é a chave. Perturbar o delicado processo de coagulação pode resultar em uma bebida de leite quente com sabor de gengibre, que, embora ainda seja deliciosa, não é o que procuramos. Depois de assar, você pode saborear o pudim em temperatura ambiente ou colocá-lo na geladeira para mais tarde. Pessoalmente, nunca consigo resistir a comer a coalhada mole imediatamente.

Ainda quero fazer um Bûche de Nöel para meu jantar de feriado. (Sim, eu disse jantar. ) Mas nas noites em que não consigo reunir forças para fazer uma sobremesa trabalhosa, você me encontrará no balcão da cozinha, polindo com satisfação minha tigela de pudim de gengibre.

Se você adora o sabor do gengibre, esta sobremesa simples é para você. É um pudim de gengibre fácil que não requer cozimento ou vapor e tem apenas três ingredientes: leite, açúcar e suco de gengibre. O segredo é a forma como o gengibre reage com o leite aquecido, fazendo com que ele endureça. Você precisa usar gengibre fibroso velho porque é o amido do suco do gengibre velho que fixa o leite. Além disso, a menos que você saiba suas temperaturas, você precisará de um termômetro digital de cozinha . Depois de adicionar o leite quente ao suco de gengibre, você deve deixá-lo intacto. Você pode comer esta sobremesa imediatamente ou esfriar primeiro. Diz-se que é do Delta do Rio das Pérolas, este pudim refrescante é servido na Australia Dairy Company no distrito de Yau Ma Tei em Hong Kong e na Yee Shun Dairy Company na Baía de Causeway.

 


Ingredientes Para Receita Pudim de Gengibre

  • 100 g (cerca de ¼ xícara mais 2 colheres de sopa) de gengibre ralado
  • 360 ml (cerca de 1½ xícara) de leite
  • 1 colher de sopa de açúcar refinado (superfino) ou a gosto

Como Fazer Receita Pudim de Gengibre


Passo 01

Usando um microplano ou ralador, rale o gengibre e esprema o suco por um pano de algodão ou uma peneira fina em uma tigela. Você precisa de 2 colheres de sopa de suco. Você deve ver uma fina camada de amido branco. Coloque 1 colher de sopa de suco em cada uma das duas tigelas. Aqueça o leite e o açúcar a 60–65 ° C (140–150 ° F), mexendo até que o açúcar se dissolva.


Passo 02

Misture o suco de gengibre e despeje o leite de uma altura de cerca de 10cm no suco de gengibre. Não mexa e não mova as tigelas. Deixe de 5 a 10 minutos para endurecer. Sirva quente ou gelado.





RECEITAS RELACIONADAS

PUBLICAÇÕES RECOMENDADAS