Início » Receitas

Receita de Balas de Caramelo

Receita de Balas de Caramelo

PREPARO

30 Minutos


RENDIMENTO

30 Porções


FAVORITOS

1798


CHEFF

Tia


Receita de Balas de Caramelo

Hoje temos por aqui Receita de Balas de Caramelo que Tia veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 30 minutos esta maravilha de Receitas para seus convidados. A receita pode render até 30 Porções e é muito simples de fazer...

Caramelos caseiros são os joelhos da abelha. Embora eu goste de um caramelo básico tanto quanto qualquer outra pessoa, recomendo fortemente tentar as variações abaixo: Triple sec adiciona um sabor adorável de laranja, os caramelos salgados são divinos e o expresso irá impressionar qualquer amante de café.

Variações: para caramelos de laranja , adicione 1 colher de sopa. de triple sec e 2 colheres de chá. de raspas de laranja raladas aos caramelos junto com a baunilha. Para caramelos de café expresso , adicione 1 colher de chá. de café expresso finamente moído e 1 colher de sopa. de café forte e fresco junto com a baunilha. Para caramelos salgados , cubra cada pedaço cortado de caramelo com uma pitada de flor de sal antes de embrulhar.


Ingredientes Para Receita de Balas de Caramelo

  • 1¾ xícaras (350 g) de açúcar granulado
  • ½ xícara (160g) de xarope de milho leve
  • ¼ xícara (60 g) de água
  • ½ colher de chá de sal
  • 1¼ xícara (300 g) de creme pesado
  • 6 colheres de sopa (85 g) de manteiga sem sal e mais para untar a frigideira
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha puro

Como Fazer Receita de Balas de Caramelo


Passo 01

Unte uma forma de pão de 8 por 4 polegadas (20 por 10 cm) e forre-a com uma tipóia de pergaminho de modo que o papel saia por todos os lados e tenha cerca de 5 cm de cada lado. Unte o papel vegetal.


Passo 02

Em uma panela grande de fundo pesado (o caramelo vai borbulhar um pouco quando começar a cozinhar, por isso é importante ter uma panela funda) em fogo médio-alto, misture o açúcar, xarope de milho, água e sal, mexendo muito delicadamente misture enquanto tenta evitar cristais de açúcar nas laterais da panela. Cubra e leve para ferver, até o açúcar derreter e a mistura ficar límpida, 3 a 5 minutos.


Passo 03

Descubra e cozinhe até que o açúcar fique dourado e atinja 150º C em um termômetro de leitura instantânea, 6 a 7 minutos. Abaixe o fogo para médio e cozinhe até dourar bem 170º C, cerca de 4 a 5 minutos mais. Retire imediatamente a frigideira do fogo e acrescente o creme de leite e a manteiga (o creme formará uma espuma considerável, portanto, tenha cuidado ao despejá-lo).


Passo 04

Retorne a panela ao fogo médio-alto e cozinhe até o caramelo atingir o estágio desejado, mexendo sempre, 4 a 7 minutos. Para caramelos moles que derretam na boca, cozinhe até 120º C, e para caramelos mais firmes com um pouco mais de mastigar, cozinhe até 122º C. Junte a baunilha do fogo. Deixe o caramelo repousar por 2 a 3 minutos, até que as bolhas desapareçam.


Passo 05

Despeje com cuidado o caramelo na assadeira preparada e bata levemente na assadeira algumas vezes para eliminar as bolhas de ar. Deixe o caramelo esfriar completamente, transfira para a geladeira e leve à geladeira por 1 hora.


Passo 06

Usando a saliência do pergaminho, retire o caramelo da assadeira. Retire o papel manteiga e corte o caramelo ao meio no sentido do comprimento, depois corte cada metade em doze pedaços de 5 cm, para 24 pedaços retangulares. Os rebuçados podem ser deixados em retângulos ou cortados novamente em quadrados, num total de 48 peças. Embrulhe individualmente cada caramelo em papel de cera ou celofane, torcendo as pontas do papel para fechar. Os caramelos embalados podem ser armazenados em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até 2 semanas.





RECEITAS RELACIONADAS

PUBLICAÇÕES RECOMENDADAS